O que é TBP?

O primeiro passo para se resolver um problema é entender qual ponto precisa ser combatido.

O TBP – Toyota Business Practices – é uma metodologia de identificação, análise e resolução de problemas desenvolvida pela Toyota e utilizada no mundo todo. Apesar de ter sido criada por uma empresa multinacional que trabalha com produções complexas, o grande trunfo dessa ferramenta é a simplicidade e possibilidade de adaptação aos mais diversos ambientes e tipos de problema que ela apresenta. Seguindo os passos corretamente, você consegue descobrir o verdadeiro problema, suas causas e encontrar as soluções mais efetivas e, em muitos casos, baratas.

O TBP já foi utilizado nos mais diferentes lugares para os mais inusitados fins, rendendo muita economia e histórias interessantes.

Como a SANASA, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Campinas-SP, aplicou o TBP e descobriu que existia um consumo muito alto de água no banheiro masculino no momento do banho dos funcionários por conta das conversas que se prolongavam, fazendo com que muita água fosse desperdiçada. A solução encontrada foi simples, efetiva e com custo muito baixo: uma campanha de conscientização e a instalação de temporizadores e divisórias entre os chuveiros. Assim os colaboradores controlavam o tempo do banho e garantiam sua privacidade.

Consigo visualizar várias aplicabilidades para o método. Ele é aplicável até na vida pessoal.
Seremos multiplicadores do TBP na SANASA.

Ana Lúcia Vieira. 
Colaboradora e responsável pelo projeto na SANASA.

O resultado também foi muito bom em números: redução de 20% no consumo de água do vestiário da Gerência de Controle de Perdas e Sistemas durante o banho da equipe operacional apenas no primeiro mês após a implementação das contramedidas. E a tendência é só melhorar.

O Projeto Ambientação, também já promoveu verdadeiras transformações na vida dos seus participantes, como o Aloisio Batista da Regional de Sorocaba, que desenvolveu seu TBP com sucesso, gerou economia no consumo e na conta de água, conheceu pessoas, ganhou visibilidade e uma promoção, deixando de ser motorista para ocupar o cargo de Chefe de Seção Auditoria e Controle na Secretaria de Lotações e Contratos da Prefeitura de Sorocaba.

Além do desenvolvimento pessoal e profissional, o TBP do Aloisio trouxe uma economia mensal de mais de 60% na conta de água do setor da Prefeitura que passou pelo estudo. Imagine se todos os setores fizerem o mesmo.

Outro exemplo interessante foi o da Escola de Ensino Fundamental Maria Elza Lazara Lopes, de Capela do Alto (SP), que aplicou o TBP e identificou que a cozinha do local consumia em média 45 mil litros de água por mês na lavagem de louças e limpeza de alimentos. A contramedida encontrada foi extremamente simples e efetiva: trocar os pratos plásticos, que são mais difíceis de limpar, por louça. De acordo com Paula Vida, encarregada do setor de Serviços de Capela do Alto, “O material plástico tem uma degradação, vai arranhando, passa por um desgaste natural da peça. Então, para lavar, as funcionárias chegavam a ensaboar os pratos até três vezes para fazer uma higiene adequada nesses pratos.”

A troca do material permitiu uma economia de 20% no consumo de água diariamente. Apenas na lavagem dos pratos eram utilizados 320 litros de água por dia. Hoje, a unidade de ensino passou a consumir 288 litros do recurso hídrico no mesmo período.

Durante seus 10 anos de atuação, o Projeto Ambientação aplicou a metodologia TBP em milhares de locais dos mais diferentes tamanhos e segmentos, que deixaram ótimas histórias para serem contadas.

Venha conhecer o TBP. Seu dia a dia nunca mais será o mesmo e você vai desenvolver uma maneira mais precisa de olhar para as situações. Experimente!

ìcone clips
Cadastre-se, é grátis!