Estudo

Projeto Ambientação ajuda na redução de consumo de recursos naturais e na economia aos cofres públicos

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil completou dez anos de atuação e nesse tempo muitas ações e projetos foram executados.

Para mensurar a economia e a diminuição do impacto ambiental através dos projetos realizados pelo Ambientação, a Fundação Toyota do Brasil realizou um estudo em parceria com a Fundação Espaço ECO®, instituída pela BASF, que atua como consultora para sustentabilidade e desenvolve projetos para organizações medirem e compreenderem os impactos ambientais, sociais e econômicos de produtos e processos, com base no pensamento de Ciclo de Vida (ACV).

O estudo avaliou 18 iniciativas implementadas entre 2017 e 2018 e e deu luz a números expressivos: os 18 milhões de litros de água economizados na Região Metropolitana de Campinas-SP é o equivalente a 36 mil caixas d’água de 500 litros, quantidade suficiente para 600 pessoas tomarem banho de cinco minutos em um ano. Além disso, essa redução de consumo pode chegar ao fim de 2019 a 42 milhões de litros de água que deixarão de ser desperdiçados.

Outros resultados revelados pela Fundação Espaço ECO foram ainda mais contundentes. No total, são mais de 716 milhões de litros de água que deixaram de ser consumidos após implementação do projeto Ambientação. O volume é equivalente ao gasto de água para lavar a roupa de 275 mil pessoas. A redução do consumo de energia chegou a 3,4GJ (GigaJoule) o equivalente ao consumo anual 488 residências com quatro pessoas. Já as emissões evitadas chegaram a 311 toneladas de CO2, ou seja, o equivalente a 5 horas sem que haja nenhum veículo circulando na cidade de Sorocaba. O estudo foi baseado em trabalhos desenvolvidos pelo projeto Ambientação desde 2010.

Juntos podemos fazer muito mais. Vamos nessa?

Para saber mais sobre a Fundação Espaço Eco® acesse www.espacoeco.org.br

ìcone clips
Cadastre-se, é grátis!