DAE Valinhos

(Departamento de Águas e Esgotos)

Redução no consumo de água nas etapas de tratamento

Em Valinhos-SP, na Estação de Água e Esgoto, a aplicação do método TBP e uma série de pesquisas ajudaram a rastrear uma situação peculiar: o consumo de água nas etapas de seu próprio tratamento. “A gente teve que pensar um pouco fora da caixa aqui no DAE (Departamento de Águas e Esgotos), porque nós somos a própria estação de tratamento da água”, disse Rafael Doimo, responsável pelo departamento do recurso hídrico.

O DAE (Departamento de Águas e Esgotos) tem uma rotina de limpeza, principalmente dos decantadores e filtros utilizados no tratamento da água, e tudo é registrado em boletins detalhados com gastos e planejamentos. Segundo Rafael, os decantadores têm o tamanho de uma piscina olímpica e usam grandes volumes de água. Enquanto os filtros têm em média o tamanho de uma piscina doméstica e utilizam um volume menor de água. Com os relatórios, foi possível perceber quais eram os volumes de água consumidos em cada uma das etapas do tratamento da água. E, foi aí que descobriram que o grande problema do alto consumo de água era decorrente da frequência de lavagem dos filtros.

No DAE, eram utilizados doze filtros no total, que eram lavados diariamente, gastando uma média de oito mil litros de água por dia por filtro. Então, a solução proposta pelas etapas do TBP foi inspirada no que foi feito em 2016, quando a cidade de Valinhos-SP, passou por um racionamento de água. Na época, eram utilizados e lavados apenas nove filtros, o que diminuía o consumo e mantinha a potabilidade da água. No total, são economizados 24 mil litros de água por dia.

“Apesar de o curso estar tratando de água, o que foi muito conveniente para nós porque a nossa vida, aqui no DAE (Departamento de Águas e Esgotos) é água, dá para enxergar que a ideia do TBP é aplicá-lo em qualquer coisa. Você consegue resolver um problema mecânico, um problema burocrático, um problema gerencial, é uma ideia, um conceito. No momento em que consegue absorver isso, você percebe que consegue aplicar isso em praticamente qualquer coisa, até dentro da sua casa”, afirmou Rafael.

ìcone clips
Cadastre-se, é grátis!